quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Jardim de OMA (avó em alemão) o começo de tudo.

Eu sou apaixonado por plantas desde criança, de certa forma incentivado pelos meus avós, nasci e cresci em Blumenau/SC, cidade colonizada por imigrantes alemães, além de caprichosas e organizadas, nas casas das Omas de Blumenau e região o ponto principal de destaque sempre foram os jardins.










Os jardins das Omas, lembram e muito os jardins ingleses com sua miscelânea de plantas de várias espécies e todas convivendo em perfeita harmonia, este estilo sempre me encantou e quando voltava da escola ou até faculdade, eu sempre parava para conversar com elas, trocar mudas e aprender a pronunciar os nomes populares das plantas em alemão, muito engraçado.








Uma oma apaixonada por flores, ela cultiva e reproduz sozinha dezenas de variedades de Gérberas (Gerbera jamesoni) na cidade de Indaial/SC.












Oma Herta Oestroem é uma senhora apaixonada por jardinagem, algumas plantas do seu jardim receberam diversos pêmios nas exposições de plantas em Blumenau/SC.









Antigamente boa parte das omas tinham que cuidar sozinhas da área externa de suas residências, trabalhavam pesado para deixar tudo florido, bonito e impecável.















As omas nunca se preocuparam com modismos e etc, a única preocupação era aproveitar ao máximo o espaço da área externa de suas casas para cultivar flores, folhagens e hortaliças, todas misturadas e conferindo ao jardim um efeito único, maravilhoso para quem adora e é viciado em plantas ornamentais.






Eu fico muito triste em ver as casas das Omas que conheço ou conheci “falecidas” sendo demolidas pela expansão dos empreendimentos imobiliários, este setor esta acabando com os antigos jardins e até as típicas residências de Blumenau e região, muito triste!





 


As OMAS que fizeram parte da minha infância e adolescência estão ficando velhinhas e algumas já estão partindo para o céu, não vejo ninguém da família dando continuidade ao belo trabalho delas, elas tinham sempre um cantinho reservado para o cultivo de flores para levar de presente para as amigas, como enormes buques de antúrios, saudades.....





Durante o 4° Encontro Nacional da Comunidade Revista Natureza em 2009,eu fiquei muito feliz em conseguir mostrar para os membros da comunidade (de vários estados do Brasil) os verdadeiros jardins de Oma de SC, na região conhecida como Vale Europeu (cidades como Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial e etc ), sem palavras para descrever, tenho certeza que eles adoraram.


7 comentários:

  1. Isto é o melhor do meu maravilhoso Vale do Itajaí. Faltou dizer de Rio do Sul, Ibirama, Presidente Getúlio. Estas senhoras e suas mães fizeram meu Vale Encantado. São as heroínas da nossa história. Muitas não falavam Português ou o faziam muito mal. Só conheciam a escola alemã. Seus filhos, engenheiros, advogados, médicos construiram cada pedaço daqui num esforço dantesco. Estas senhoras eram amantes das flores e do conhecimento idolatravam a escola. Suas casas eram impecáveis com assoalho brilhando e rrefletindo nossas imagens. Todas eram adoradoras devotadas da limpeza e da ordem e a comida, a comida! O sptetez com carne de panela....wills du? Que tal uma cuca de banana? Tudo tem gosto e perfumes de casa...nossa gente.

    Murilo, Parabéns! Notável empreendimento este teu. Como é lindo meu Vale!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Murilo, entre OMAS e NONNAS, difícil dizer qual seria o mais belo quintal (não quero admitir, mas as OMAS se superavam). Bons tempos. Sou de Ibirama, morei até 2005 em José Boiteux. Há uns dias fui na casa do meu pai e visitei nossa vizinha, Anita Nitche. Ela conserva o quintal da OMA Frida. Lá fotografei uma roseira de 73 anos (está no meu orkut)uma floração espetacular. Ela me deu uma forbesi que abriu essa semana. Eu vivo de aluguel, então vou perdendo nas mudanças e alguma coisa deixando de onde saio. Estou agora me preparando para ter meu sítio, penso aqui por Ibirama mesmo, no Rio Sellin. Estou juntando idéias pelos blogs e nas comunidades. Vai ser uma casa da nonna, já tenho 4 netos e me chamam de vovó.Me perguntaram o que era uma nona e eu disse que era uma vó mais velhinha. Aí o pequeno me disse: então tu já tá ficando nonna. Eu chego lá.

    ResponderExcluir
  3. Murilo, vou te seguir até morrer.Ha,ha
    Parabéns por mais este espaço encantado.
    Como sabes, adoro jardins de Omas; são um maravilhoso bálsamo para nossas almas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Murilo. Meu nome é Celine Gaertner.Não te conheço ainda mas, já gostei do que estou vendo. Não moro mais no Vale do Itajaí. Moro numa cidade no noroeste do Paraná. Não sou oma ainda mas, já estou providenciando um jardim competente para quando chegarem meus netos.
    Adore a reportagem sobre os jardins.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal lembrar esses jardins das Omas, tinham de tudo um pouco,faz lembrar tbem da minha mãe. Continuo cultivando à minha maneira. Além de algumas flores e plantas, tenho mamão, jabuticaba, pitanga, abacate, cereja preta, maracujá, café (sem aproveitar). Parabéns pelos lances acima. Abçs.

    ResponderExcluir
  6. ola HOMA HERTA EU TAMBEM AMO FLORES A SENHORA PODE ACREDITAR DESCOBRI QUE A SEMEMTE DA ROSA TAMBEM NASE FIQUEI ENCANTADA QUANDO BROTARÃO SO TO ESPERANDO QUE DE FLOR

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício!
    Este seu post foi plagiado!
    http://cheirodehortelaa.blogspot.com.br/2012/02/eba-carnaval-chego-vou-pro-mato-hehehe.html
    Denuncie!

    ResponderExcluir